sexta-feira, 9 de maio de 2014

CASA DO ESTUDANTE EM TEREZINA - PI PODERÁ FECHAR POR FALTA DE REPASSE DO GOVERNO DE ESTADO

A Casa do estudante do Piauí que foi criada em 1949, para abrigar alunos que vem do interior do estado e de outros estados brasileiros para estudarem em Teresina, está passando por uma grave crise.
De acordo com matéria veiculada pela TV Clube, o local está sem receber o repasse do governo, e não tem condições de se manter. No local, até mesmo o restaurante que funcionava foi fechado há mais de um mês. Estudantes passam por uma situação difícil.
Atualmente a casa abriga cerca de 160 estudantes, que se dividem em 47 apartamentos, que não tem todo o conforto necessário para que os alunos possam conviver com segurança e estudar em locais apropriados.
O estudante Gilberto Machado, natural do Ceará veio para Teresina estudar e se instalou na residência, mas segundo ele, o local não tem condições de continuar da maneira em que se encontra. “Para os alunos que vem do interior e de outros estados, essa Casa do estudante é um lugar muito bom. É como se aqui fosse uma porta que se abre para o estudante, mas nessas condições não tem como”, disse.
cats.jpg
NADA DE DINHEIRO
A Casa do Estudante deveria receber anualmente cerca de R$ 230 mil para sustentar a estadia dos alunos, mas este ano nenhum centavo foi repassado. Os alunos reclamam da falta de atenção do governador Zé Filho, que até o momento só tem prometido o repasse, mas desde o mês passado nem comido tem no lugar.
230 mil.jpg
ESTÁ FALTANDO COMIDA
Os alunos destacam que o maior problema da Casa é a falta de comida, pois sem o repasse não há recursos para a aquisição de alimentação. Eles tentam se virar sozinhos cozinhando dentro dos apartamentos, suscetíveis a incêndios, como já aconteceu em outras vezes.
casa.jpg
EXISTE ATÉ RISCO DE INCÊNDIO
“O perigo aqui é só a questão do fogo, porque é perigoso cozinhar dentro dos apartamentos. No ano passado houve um vazamento de gás dentro de um apartamento e causou um pequeno incêndio”, relata Raimundo Silva, estudante de Ciências Contábeis.
raimundo.jpg
GOVERNADOR NÃO DÁ RETORNO
O diretor da Casa, Bruno Ribeiro, afirma que diversas vezes a direção já foi atrás do governador para pedir o repasse, e segundo ele, a ordem já teria sido assinada, mas até o momento nada foi repassado.
presidente.jpg
AJUDA PELO MENOS PARA ALIMENTAÇÃO
“Estamos pedindo ao governador pelo menos uma ajuda para a alimentação e para aquisição de material de limpeza”, disse.
documnto.jpg
ALANO DOURADO DÁ A SUA RESPOSTA
De acordo com o secretário Estadual de Educação, Alano Dourado, durante entrevista ao programa Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde, edição desta sexta-feira (09/05), os estudantes não deveriam estar se preocupando com a questão de repasse, e sim irem estudar, pois o tempo de estudo já é bastante curto.
alanodouradoc.JPG
'ESTUDANTES DEVERIAM ESTAR ESTUDANDO'
"Hoje os alunos não deveriam estar se preocupando com prestação de contas, pois deveriam estar estudando, já que temos um tempo tão curto para estudo. Esses problemas já estamos resolvendo, os alunos podem ficar tranquilos e se preocuparem em estudar ", disse.
IMAGENS: TV Clube/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário